Visualizações

Fichamento 1

VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

Resumo

O autor destaca pontos sobre a tecnologia aplicada na escola que diferenciam o entendimento da utilidade e importância deste recurso, envolvendo todos os seguimentos desta instituição

Citações

"Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição. O sucesso ou o fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais deles precisamos, com quais contamos e o que podemos fazer com cada um. Por isso, embora possa parecer que essas diferenças sejam claras vamos analisar as distinções entre elas."

"O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações."

"Assim, para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto. As ações criadoras de conhecimento — comparação entre informações , conexões entre informações e outros conhecimentos, conversação — são realizadas por seres humanos, individualmente e nas interações que eles estabelecem com os demais. Embora obtenhamos dados a partir de registros e informações, de mensagens, os conhecimentos têm origem em indivíduos."

"Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm — simplesmente porque trabalham juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar."

"...a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização."

Comentário:

Este texto nos mostra que para alcançar objetivos em uma instituição escolar , todos os indivíduos que a integram estejam envolvidos com essa mesma meta. Não adianta fragmentar ações sem que no futuro, elas sejam reunidas a um  só corpo. A cooperação é a base deste destino.A tecnologia se torna aliada a organização para apoio a gestão escolar " apontando para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização."

Nenhum comentário:

Postar um comentário